pós-barroco - definitie. Wat is pós-barroco
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is pós-barroco - definitie

Arte barroca; Barroco (período); Estilo barroco; Barroco tardio; Período barroco; Barroquismo; Estilo Barroco; Baroque

barroco         
(ô) adj (ital barocco)
1 Bel-art Conforme a esse estilo.
2 Exagerado, extravagante, irregular.
3 Que se aparta das normas ou regras habituais
sm
1 Bel-art Estilo arquitetural e decorativo que prevaleceu do fim do século XVI ao fim do século XVIII e influiu na arquitetura das igrejas coloniais do Brasil. Caracteriza-se pela irregularidade, por figuras plásticas e curvas e, principalmente nas suas últimas fases, pela ornamentação profusa, minuciosa e muitas vezes grotesca.
2 Estilo artístico, literário e musical, bem como modo de pensar filosófico, religioso e político que predominou na Europa e na América Latina na segunda metade do século XVII e se caracterizou pela ornamentação caprichosa, improvisação e uso de efeitos contrastantes na música e pela complexidade da forma, bizarria, bombasticidade e muitas vezes ambigüidade calculada na literatura.
3 (voc pré-romano) Pérola de superfície irregular.
4 Nome de várias pedras preciosas.
barroquismo         
sm (barroco+ismo)
1 Bel-art Prática do estilo barroco.
2 Extravagância.
Barroco         
thumb|upright=1.15|[[Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, 1633-1639.

Wikipedia

Barroco

Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.

Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contrarreforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. De certo modo o Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, embora interpretando-a diferentemente. Enquanto no Renascimento o tratamento das temáticas enfatizava qualidades de moderação, economia formal, austeridade, equilíbrio e harmonia, o tratamento barroco de temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. Mas nem sempre essas características são bem evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo. Houve uma grande variedade de abordagens que foram englobadas sob a denominação genérica de "arte barroca", com certas escolas mais próximas do classicismo renascentista e outras mais afastadas dele, o que tem gerado muita polêmica e pouco consenso na conceituação e caracterização do estilo.

Para muitos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um grande respeito pela autoridade da tradição clássica, e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, dentro de um contexto sociopolítico que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.